[2] FUTURE is NOW: objetivos

  1. Discutir, neste contexto de modernidade avançada e para alguns, de sociedade pós digital em que vivemos, as novas formas de explicar e compreender as club cultures, equacionando-as do ponto de vista teórico e empírico nos seguintes eixos de abordagem: composição musical e reconfiguração do papel do DJ e do MC; estéticas, modos de vida e entretenimento; corpos, dança, noite, consumos, clubes, underground, urban spaces, natural spaces e outros espaços de fruição.


  2. Favorecer uma abordagem interdisciplinar e trabalhar essas dinâmicas num campo expandido - envolvendo disciplinas como a sociologia (da música, da cultura e da arte), a comunicação, o design, os cultural studies, a moda, a história social contemporânea, antropologia, as artes cénicas e a performance, a arquitetura, as artes visuais e inevitavelmente as novas tecnologias digitais.


  3. Incentivar a uma escala transglobal, a investigação sistemática destes objetos, tendo em conta o seu caráter eminentemente intersticial, mas crucial, no imaginário coletivo da população, em particular, dos jovens, das tribos urbanas, das (sub)culturas juvenis, das cenas, das atmosferas e das ambiências urbanas contemporâneas.


  4. Promover um espaço de conhecimento colaborativo em torno destas temáticas, hands-on, aberto à cidade e à academia, contribuindo claramente para a construção de um espaço de intervenção social da arte.


  5. Explorar novas linhas de intervenção e constituir e atualizar um arquivo de textos e iconografias da música eletrónica sob a forma física e virtual, no intuito de ajudar a legitimar estas temáticas como instâncias de saber.